36 anos dedicados à Medicina Veterinária

Diferença entre Raio X e Ultrassom

O ultrassom e o raio x são exames de imagem capazes de avaliar estruturas internas, com a principal diferença de que o ultrassom é feito através de ondas sonoras e o raio x por radiação.

Lashimaniose

Ultrassom

O ultrassom observa em tempo real estruturas internas, principalmente órgãos e tecidos, como por exemplo músculos, articulações, tendões e trato gastrointestinal e entre outros. Por não emitir radiação, o ultrassom é um exame seguro e que não possui contraindicações. Para realização é necessário um preparo de jejum recomendado pelo clínico veterinário, tricotomia dos pelos da região à ser examinada, gel a base de água para condução sonora e médico veterinário especializado em ultrassonografia.

Leishmaniose

Raio X

Já o Raio x transmite radiação, basicamente elétrons são irradiados em direção a parte do corpo à ser estudada e a mesma os absorve. Essa colisão gera uma imagem onde nota-se as estruturas mais radiopacas e menos radiopacas promovendo assim o resultado final para análise diagnóstica.

O raio x è excelente para análises osteoarticulares, afeções pulmonares e avaliação de tamanhos de órgãos parenquimatosos, contagem de fetos e entre outros diversos estudos capazes de avaliação por este método.

Fonte: Dra. Nayara Thomaz, médica veterinária do Hovet São Pedro.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos relacionados

Geral

Mastectomia

As principais características a ser observado na mama do pet, são… MASTECTOMIA As neoplasias em cães, principalmente em fêmeas, têm grande significância na interferência da

Leia mais »

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.