36 anos dedicados à Medicina Veterinária

A importância da saúde bucal dos cães e gatos

A halitose (mau hálito) dos cães e gatos pode ser sinal de doença periodontal, que pode comprometer seriamente a saúde dos animais.

Animais de pequeno porte: maltes, yorkshire, shit- zu, poodle, schinauzer, spitz alemão, lhasa apso, entre outros tem maior predisposição para o acúmulo do alimentos e necessitam de maior atenção, para evitar a perda precoce dos dentes.

A doença periodontal é uma patologia que acomete os cães acima de 4 anos de idade e é decorrente do acúmulo de bactérias e restos de alimentos na cavidade oral, podendo formar placas de tártaro que podem recobrir os dentes e a gengiva. Com a evolução da doença, ocorre a inflamação crônica da gengiva e das estruturas ao redor do dente, que são lentamente destruídos.

 Limpeza de Tártaro 4 Hovet Sao Pedro  

Dentre os sintomas da doença estão dor, muitas vezes causando dificuldade em morder ou apreender alimentos, mau hálito, sangramentos gengivais, perda dos dentes e formação de abscesso, que pode ser observado como um pequeno orifício na região inferior da órbita ocular (fístula dentária). O acúmulo de bactérias na cavidade oral pode predispor a passagem destes agentes infecciosos para a circulação sanguínea e desenvolvimento de doenças graves como endocardites e glomerulonefrites, entre outras.

Limpeza de Tártaro 3 Hovet Sao Pedro

Dentre as formas de prevenir a doença está a limpeza mecânica da cavidade oral por meio da escovação dentária, diariamente.

Outra forma é a remoção periódica da placa de tártaro (tartarectomia), associada a utilização de antibióticos pré e pós procedimento quando houver intensa contaminação bacteriana Este procedimento deve ser realizado anualmente nos pacientes até os 10 anos de idade, quando então recomenda-se o exame para avaliação da necessidade a cada 6 meses.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos relacionados

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.