
O ultrassom e o raio x são exames de imagem capazes de avaliar estruturas internas, com a principal diferença de que o ultrassom é feito através de ondas sonoras e o raio x por radiação.

Ultrassom
O ultrassom observa em tempo real estruturas internas, principalmente órgãos e tecidos, como por exemplo músculos, articulações, tendões e trato gastrointestinal e entre outros. Por não emitir radiação, o ultrassom é um exame seguro e que não possui contraindicações. Para realização é necessário um preparo de jejum recomendado pelo clínico veterinário, tricotomia dos pelos da região à ser examinada, gel a base de água para condução sonora e médico veterinário especializado em ultrassonografia.

Raio X
Já o Raio x transmite radiação, basicamente elétrons são irradiados em direção a parte do corpo à ser estudada e a mesma os absorve. Essa colisão gera uma imagem onde nota-se as estruturas mais radiopacas e menos radiopacas promovendo assim o resultado final para análise diagnóstica.
O raio x è excelente para análises osteoarticulares, afeções pulmonares e avaliação de tamanhos de órgãos parenquimatosos, contagem de fetos e entre outros diversos estudos capazes de avaliação por este método.
Fonte: Dra. Nayara Thomaz, médica veterinária do Hovet São Pedro.