Existem 3 alergias dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), Hipersensibilidade ou alergia alimentar e dermatite atópica.
(Antes de começar a leitura, esse artigo não substitui a necessidade de ida ao veterinário para diagnóstico e tratamento correto dos animais)
A alergia em cães e gatos é uma doença de origem genética que causa uma inflamação crônica da pele que acomete animais por todo o mundo, essa doença é a mais diagnosticada no atendimento principalmente de pequenos animais.
Sintomas
Os principais sintomas de alergias em cães/gatos são:
- Coceira (que na maioria dos casos é bem intenso)
- Vermelhidão
- Descamação
- Cheiro forte
- Queda de pelos.
Existem 3 alergias dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), Hipersensibilidade ou alergia alimentar e dermatite atópica.
O diagnóstico é realizado através de exclusão clínica, não havendo um exame específico para diagnóstico.
Os exames complementares nos servem de auxílio durante a exclusão das doenças da pele.
Mas vale reforçar que é um conjunto de sintomas e observações pois outras doenças como infecções de pele, hormonais e até mesmo sarnas podem causar sintomas semelhantes e por isso a importância da ida ao veterinário para o diagnóstico correto.
A alergia é uma doença que acometem desde animais jovens até mais velhos, e que não tem cura, mas devidamente tratada é possível ter controle e bem estar do animal.
Tratamento
O tratamento de alergia consiste no controle da coceira, prevenção de contato com os alérgenos, banhos frequentes com produtos adequados, dieta especial, manejo ambiental e até mesmo imunoterapia além de idas ao veterinário para controle de qualidade de vida.
Fonte: Drª. Denise Tancredo responsavel pelo departamento de dermatologia do Hovet São Pedro.