Durante a pandemia muitos pets estavam felizes e acostumados a ter seu donos em casa o tempo inteiro. Já parou para pensar que quando passe os periodos de restrições, eles poderão sentir-se tristes ou ansiosos?
Ter um bichinho de estimação demanda muitos cuidados e atenção de seus tutores. Quem tem, sabe que muitas preocupações, como alimentação, higiene e atividades físicas são importantes para que os animais tenham uma vida plena e saudável. Com a pandemia do Coronavírus e o isolamento social nos últimos meses, as pessoas mudaram seus hábitos e tiveram que se adaptar a uma nova realidade e, por consequência, seus pets também. Agora, com a retomada gradual das atividades, é necessário retornar à antiga rotina e preparar o ambiente para que esse processo não gere angústia nos animais e para que eles possam manter o equilíbrio, a saúde e o bem-estar.
Confira algumas dicas e antecipe-se para esta volta.
- Para que o animal comece a se acostumar novamente a ficar sozinho por determinados períodos, saia de casa todos os dias e, gradualmente, vá aumentando esse tempo.
- Ao sair, deixe objetos que prendam a atenção do pet. Para aqueles que gostam de comida, há brinquedos com dispenser para alimentos e petiscos, que estimulam e conseguem entreter o animal. Crie atividades de enriquecimento ambiental para ele, como a utilização de garrafa pet para montar o dispenser com sua própria ração. Com isso, você irá trabalhar a mente do seu bichinho.
- Não deixe a ração em potes à vontade, use sempre brinquedos que estimulem o raciocínio do animal para comer ou, também, esconda a ração em algumas partes da casa para que ele possa procurar.
- Acostume o pet com comandos de sentar e ficar. Dessa forma, ele ficará mais calmo e entenderá que vai ficar em casa. Recompense com um petisco, assim, ele vai compreender o comando, sem ficar agitado. Saia sem despedidas.
- Programe os horários dos passeios e atividades físicas, para que o pet siga uma rotina.
- Ao sair, deixe algum tipo de som ligado (rádio ou TV). Dessa forma, ele se distrairá e ficará mais tranquilo.
- Para gatos, é importante que a rotina continue sem muitas mudanças. Durante a tarde, período naturalmente mais ocioso para eles, deixe-os descansarem e não os acorde. Esses detalhes na relação podem assegurar o bem-estar dos nossos animais.
- Assim, além de ser exercitado antes de você sair para o trabalho, o seu bichinho de estimação também deve ter atividades para fazer durante o dia. Nesse caso, para entreter o seu pet, você pode deixar um pouco de canela, gengibre seco ou outro cheiro de comida não tóxico pela casa para que ele fique ocupado farejando.
Quem deseja promover a qualidade de vida, bem-estar e saúde dos seus animais quando chegar o fim da pandemia, é só seguir as dicas acima!
Fonte: MinutoRural