“Ooooooo doutora! Tem uma coceirinha aqui no meu ouvido! “ ??
Hoje a gente vai falar um pouco sobre esse bichinho simpático do vídeo! O causador da sarna otodécica, mais conhecida como sarna de ouvido!! ?
O ácaro do gênero Otodectes são comumente encontrados nos ouvidos de cães e gatos e são um dos principais motivos de otite externa nos nossos companheirinhos. ??
Sinais
Os sinais mais comuns da otite causada por este parasita são: coceira intensa, formação de uma crosta escura marrom-avermelhada e também infecção secundária por bactérias ou fungos.?
Transmissão
A transmissão acontece, em sua maioria, diretamente de animal para animal.
Diagnóstico
Para se fazer o diagnóstico da sarna otodécica, além de uma anamnese completa e exames físicos e dermatológicos detalhados, deve-se de alguma forma visualizar o ácaro, seja diretamente utilizando o otoscópio, colocando material ceruminoso sobre uma superfície escura e observando com uma lupa ou a olho nú pequenos pontinhos brancos se movendo.
A maneira mais divertida é, obviamente, através da microscopia ?. Com um swab, devemos retirar uma pequena quantidade de cerúmen e o dispõe sobre uma lâmina para microscópio, acrescentamos uma gotinha de óleo mineral e pronto! ? foi assim que encontramos esse monstrinho aí ??
Seu cachorrinho apresenta coceira intensa e muuuuuita secreção no ouvido?! Procure um médico veterinário ??⚕️? para o diagnóstico e tratamento corretos!
Autor: Dra Tayná Florio – Responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Veterinário São Pedro
Saiba mais sobre o Laboratório de Análises Clínicas do Hovet São Pedro