Quem não gosta de ver bebezinhos de gatos brincando? Para isso, é importante saber dos cuidados e diferenças da gestação e filhotes de gatos quando comparado com os cães.
Ganho de Peso
As gatas, durante a gestação, ganham peso continuamente a partir de 15 dias, enquanto as cadelas aumentam seu peso somente no terço final do processo. As gatas têm um período gestacional um pouco maior que das cadelas, sendo de mais ou menos 64 dias para felinos, enquanto os cãezinhos nascem com uma média de 60 dias.
Período Gestacional
As fêmeas de ambas as espécies ficam inquietas próximo ao parto e procuram um lugar seguro e as gatas podem comer até pouco tempo antes do nascimento, diferente das cadelas que normalmente não se alimentam no dia do parto.
Pré-natal
Se você tem uma gata prenha, é de extremamente importância fazer acompanhamento pré-natal com um veterinário e receber informações dos cuidados tanto com os filhotes como com a mãe para uma gestação mais tranquila.
Nascimento
Durante os nascimentos, normalmente as fêmeas abrem a bolsa que o neonato está para limpá-lo e estimular a respiração. O ideal é que em até 2 horas após o parto, o bebê esteja mamando. Dessa forma, teremos filhotinhos correndo e alegrando a casa!
Imagem: Gal depois do parto.no Hovet São Pedro
Desenvolvimento
Imagem: Filhotes da Gal depois do parto.no Hovet São Pedro
Gatinhos desenvolvem-se mais rápido que cãezinhos, abrindo os olhos mais cedo e andando precocemente, mas ambos precisam de aquecimento e leite materno ou sucedâneo para estarem saudáveis.
Imunização dos Filhotes
Imagem: Filhote da Gal depois do parto.no Hovet São Pedro
A vacina é de grande importância para a proteção dos filhotes, ela protege o seu pet de diversas doenças, mesmo que ele venha a ter contato com o agente causador da enfermidade.
É importante buscar um médico veterinário para começar a imunização que pode ser feita com a V3, V4 e V5 (múltiplas felinas) junto com a antirrábica (vacinada raiva), sendo que o protocolo de vacinação é decido junto com o veterinário de acordo com cada animal.
Fonte: Drª Andrea Parizi – Especializada em Medicina Felina – Responsável pela Clínica de Felinos do Hovet São Pedro.