36 anos dedicados à Medicina Veterinária

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas… Tudo sobre a doença canina!

Esse vírus é bastante agressivo e oportunista??, e atinge, principalmente, cães ?que tenham o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos, ou cães que já estejam debilitados em função de alguma outra doença

A Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV ou Vírus da Cinomose Canina também conhecido como Vírus da Esgana Canina. ?

Transmissão

O cachorro pode ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes.
Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção.

Diagnóstico

O médico veterinário realizará a anamnese e solicitará exames laboratoriais para diagnosticar e realizar o tratamento correto do seu pet.

Corpúsculo de Lentz inclusão patognomômica da cinomose2

 Corpúsculo de Lentz – inclusão patognomônica da cinomose – imagem feita pelo miscroscópio do Laboratório de Análies Clínica do Hovet São Pedro

Tratamento

Se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Pode deixar sérias sequelas no animal.Felizmente, já existe uma vacina para manter o filho de quatro patas sempre protegido. A cinomose tem cura e animais que contraíram a doença podem ser tratados através da terapia de suporte com antivirais, vitaminas e suplementos, acupuntura e fisioterapia. O tempo de tratamento varia muito de animal para animal de acordo com a rapidez da resposta ao tratamento de cada organismo.

Fique atento e busque ajuda em caso de:

Vômito;
Febre;
Perda de apetite;
Dificuldades motoras;
Dificuldades respiratórias;
Perda de equilíbrio;
Apatia;
Fraqueza;
Tosse;
Contrações musculares involuntárias;
Convulsões.

Seu cachorrinho apresenta os sintomas acima?! Agende um consulta com o veterinário ??‍⚕️? para o diagnóstico e tratamentos corretos!

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos relacionados

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.