Para que servem os bigodes dos gatos

O nome científico dado aos bigodes felinos é “vibrissae”, que significa reconhecer o menor movimento ou vibração do ar ao seu redor.

Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pelos sensores, funcionam como antenas sensíveis e podem detectar o menor toque ou presença, muito diferente dos humanos.

Com seus bigodes eles medem a distância e percebem odores

gato cheirando flor

Os bigodes, têm uma raiz muito sensível que lhes permite detectar as correntes de ar e, em conjunto com o sentido do olfato, permite localizar a origem dos odores. Gatos que vagueiam à noite, assim como aqueles com problemas de visão, usam os bigodes para "ver" por onde andam. É através deles que podem manobrar em espaços estreitos e controlar as distâncias nos seus passeios noturnos.

gato noturno

O comprimento dos bigodes permite ao seu gato medir a abertura da porta, janela ou portão, para saber se consegue passar ou saltar sem problemas. Para os gatos que caçam à noite, os bigodes tornam-se um sistema guia, do qual extraem informações para conseguir a captura de suas presas. Podem orientar-se, prever se consegue ou não passar por um pequeno espaço e se posicionar em caso de queda.

 

Também pode interessar