Março Amarelo: Mês de Combate as Doenças Renais

Março amarelo mês da conscientização da Doença Renal Crônica (DRC). A DRC é uma doença silenciosa e pode acometer cães e gatos. Estima-se que de três em cada dez gatos e um em cada dez cães, desenvolvem alguma forma de DRC (Doença Renal crônica), especialmente quando chegam à velhice

Dia Mundial do Rim

A campanha do março amarelo não é por acaso, visto que o dia 11 de março é o dia Mundial do RIM. Idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia, esta data, celebrada anualmente na segunda quinta-feira de março, tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo.

Os rins participam do controle e do equilíbrio do organismo, incluindo a filtração e depuração de toxinas e metabolitos como a creatinina, regulação do volume de sangue, controle da pressão arterial, balanço hidroeletrolítico e interação com o metabolismo de outros órgãos.

Doença Renal Crônica

O início de uma DRC é silencioso, ou seja, não existem sintomas iniciais aparentes, assim a detecção fica mais difícil e consequentemente o seu tratamento. Quando o pet dá sinais, a doença está em um estágio avançado, dificultando o tratamento. Aí entra a importância dos cuidados preventivos entre eles a importância dos exames de Check-up.

Importância de fazer exames de Check-up

É preciso realizar o Check-up nas consultas de rotina, quando o animal aparentemente está bem e quando o dono não nota nenhuma alteração de comportamento ou hábitos do seu amigo. Exames simples de rotina como urina, ultrassonografia e dosagem de creatinina, podem diagnosticar precocemente e evitar a evolução de uma doença tão devastadora e silenciosa.

Não leve seu amigo ao veterinário somente no calendário vacinal, o diagnóstico precoce de qualquer doença, pode melhorar e aumentar a expectativa de vida dele!

O Hospital Veterinário São Pedro dispõe de toda a estrutura para que você realize o check-up de seu melhor amigo com segurança, agilidade e confiança. Seu pet é atendido com especialistas em nefrologia, além de contar com a estrutura completa para realizar todos os exames conosco.

 

Fonte: M.V Esp. Cibele Erreiras Ruiz , especialista en Nefrologia.

Também pode interessar