Endocrinologia Veterinária: As doenças hormonais são frequentes nos pets e pode ocasionar muitos problemas...

Problemas endócrinos em animais de estimação
Nos cães a Diabetes Mellitus, o Hiperadrenocorticismo e o Hipotiroidismo são as doenças mais frequentes. As duas primeiras aparecem em animais mais velhos onde um dos sinais mais frequentes é um consumo de água superior a 100 ml/ Kg.
O Hipotiroidismo aparece tipicamente em cães adultos jovens (3 a 5 anos em média). Nesta doença os sinais são inespecíficos; Mas um aumento de peso e apetite, uma sonolência ou diminuição de actividade, problemas de pele e/ ou infecções recorrentes podem ser indicadores suspeitos.
Nos gatos, o Hipertiroidismo a Diabetes Mellitus dominam como as endocrinopatias mais frequentes. O Hipertiroidismo é uma doença de gatos com mais idade (Séniores), podendo manifestar-se por um aumento de actividade, produção de fezes (muitas vezes com odor mais intenso), perda de peso e alterações de comportamento, são dos sinais mais frequentes e devem ser motivo de consulta.
A Diabetes Mellitus tem maior incidência em machos castrados, adultos, muitas vezes com excesso de peso. Um dos sinais é o aumento do consumo de água mas poderá não ser tão perceptível como nos cães. O que acontece nestes gatos invariavelmente é a perda de peso mesmo mantendo o apetite.
Embora as endocrinopatias de uma forma geral não sejam urgências, se não forem diagnosticadas de uma forma precoce podem arrastar consigo complicações graves e muitas vezes irreversíveis.
Horário de Atendimento:
Segundas-feiras: das 10h às 13:00
Clique no botão abaixo e agende uma consulta para seu pet.
Serviços Endócrinos
-
Consulta
Avaliação completo para o diagnóstico e possíveis tratamentos.
-
,Exames laboratoriais
Para determinar possíveis alterações no metabolismo do animal.
-
Dosagens Hormonais
Dependendo do diagnóstico serão prescritos tratamentos hormonais.
-
Testes Funcionais
-
Avaliações Periódicas
O tratamento deve ser acompanhado pelo veterinário para determinar sua evolução
-
Terapias
O veterinário pode encaminhar o animal para diferentes terapias que ajudam a equilibrar os hormônios.
Atenção aos sintomas
O consumo de água excessivo, perda de peso, alteracões de apetite, problemas de pele, alteracões reprodutivas, neurológicas ou maior susceptibilidade a outra doenças nomeadamente infecções. No Hospital Veterinário São Pedro focamos na prevenção, diagnóstico e reabilitação da saúde do seu pet.



