36 anos dedicados à Medicina Veterinária

Mastectomia

As principais características a ser observado na mama do pet, são…

MASTECTOMIA

As neoplasias em cães, principalmente em fêmeas, têm grande significância na interferência da saúde e no bem-estar dos animais. Sendo assim, a neoplasia mamária em cadelas tem suma importância, sendo esse o segundo câncer mais comum em cães, especialmente para cadelas que não são castradas ou que foram castrados após passar por alguns cios. Apesar de ser mais comum em fêmeas, essa doença também atinge os machos.

A mastectomia é procedimento cirúrgico que constitui na retirada do tumor de mama em cadelas. A cirurgia representa o tratamento de eleição com os melhores resultados em termos de tratamento para a maioria dos tipos de tumores mamários caninos, exceto pelos inoperáveis tais como na metástase ou carcinoma inflamatório.

As principais características a ser observado na mama do pet, são:

  • Inchaço ou dilatação nas mamas
  • nódulo(s) nas glândulas mamárias
  • Incômodo na região mamaria
  • Eritema (vermelhidão) na pele.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
 hovetsaopedro mastectomia imagemdentrosite hovetmastectomia hovetblog hovetsaopedro mastectomia imagemdentrosite hovetmastectomia hovetblog hovet  

Existem algumas técnicas cirúrgicas para a realização da mastectomia, A escolha da técnica cirúrgica a ser utilizada irá depender do tamanho, localização e textura do tumor, além do estado clínico do pet.

 As técnicas cirúrgicas a ser utilizada são:

  • Lumpectomia- que corresponde a excisão de uma única mama.
  • Mastectomia regional – envolve a excisão das glândulas envolvidas e adjacentes.
  • Mastectomia unilateral – Corresponde a retirada de toda a cadeia mamária de um lado (5 mamas)
  • Mastectomia bilateral – corresponde a retirada por completo das duas cadeias mamárias (10 mamas).

Após a realização de cirurgia, é importante a atenção e cuidados redobrados pelos tutores, pois o procedimento é extremamente delicado. Os remédios indicados pelo veterinário devem ser administrados nos horários corretos, assim evitando qualquer tipo de complicação na recuperação dos pets. Além disso, o uso de roupa cirúrgica ou colar elisabetano, além de repouso, são essenciais para o sucesso do procedimento e a melhora do paciente.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos relacionados

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.