36 anos dedicados à Medicina Veterinária

Jack Russell Terrier

O Jack Russell é uma das raças mais agitadas que existem e muitas pessoas optam por ter esse cão em apartamento por conta de seu porte pequeno, o que é um erro, a não ser que você passeie com ele várias horas por dia.

  • Outros nomes: Parson Jack Russell Terrier
  • Origem: Grã-Bretanha.
  • Altura média quando adulto: 25 ou 26 cm.
  • Peso médio quando adulto: de 4 a 7 kg.
  • Cores mais comuns: branco com manchas pretas ou castanhas, ou com ambas.
    Esperança média de vida: cerca de 13 anos.
  • Agressividade: baixa
  • Atividade física: intensa

História

Jack Russell Terrier é uma raça de caçadores de raposa, desenvolvida no sul da Inglaterra a aproximadamente 200 anos atrás.

Ele é, no geral, provavelmente o resultado do cruzamento do extinto Old English White Terrier e o Terrier Preto e Dourado (Black and Tan) que se assemelha em tipo com o Manchester antigo. Era usado originalmente para caçar lebres e raposas.

Temperamento do Jack Russell

O Jack Russel Terrier é alegre, enérgico e extremamente leais aos seus donos. Porém, muitos são muito agitados e quem deseja adquirir um Jack precisa estar atento e predisposto a isso.


O Jack Russell é alegre, enérgico e extremamente leais aos seus donos. São muito inteligentes e sabem o que querem. São teimosos e por isso não são recomendados para um dono leigo. É preciso muito pulso e muita paciência pra ter um JRT em casa.

Eles ficam igualmente contentes caçando uma raposa ou uma bolinha na sala da sua casa. Ou mesmo caçando uma meia no quarto ou um rato no porão. Eles são engraçados, sempre dispostos, sempre serelepes para lá e para cá. Não deixam de ser uma ótima companhia e alguns exemplares chegam a acompanhar o ritmo do dono. Porém, muitos são demasiadamente agitados e quem deseja adquirir um Jack precisa estar atento e predisposto a isso.

Hovet São Pedro Jack Russel Terrier 2

Embora se adequem a qualquer local, eles foram criados como cães de caça. Cidade grande, apartamento, ou vida sedentária não foram feitos para um Jack Russell. Eles precisam de uma boa dose de atenção, atividades externas, exercícios, disciplina. Além disso, eles precisam que seu dono aceite sua condição de caçador, mas isso não quer dizer que ele irá mandar em você. Um Jack precisa de limites, precisa aprender a respeitar seu dono e ao mesmo tempo precisa extravasar toda essa energia, para não acabar com os seus móveis ou o seu quintal. Nunca deixe um Jack solto ou sem supervisão, pois eles vão em busca da caça onde quer que ela esteja e isso pode lhe trazer sérios problemas, como fugas, acidentes ou mesmo morte.

Jack Russells costumam ser muito agressivos com outros cães e o recomendado é nunca deixá-los sozinhos em companhia de outros animais. Já houve casos de sérios problemas e até de morte por conta dessa impulsividade. Eles são tão caçadores e tem isso tão aflorado, que acabam sendo agressivos também com animais menores, como gatos, porquinhos da índia, coelhos etc.

O Jack Russell é um dos cães mais corajosos dentre todas as raças. Tão corajosos que enfrentam cães duas vezes o seu tamanho. É preciso estar muito atento para todas essas características que tornam um Jack um cãozinho difícil, mas muito especial e delicioso de se compartilhar o dia-a-dia.

Os Jacks são ótimos cães pra família e se dão bem com crianças mais velhas – eles não gostam que puxem seu rabo e suas orelhas, como fazem as crianças menores. Uma das coisas mais surpreendentes nos Jacks é que eles são muito gentis e fiéis. Idolatram seus donos, podendo até ser ciumento e protegê-los além da conta.

Embora no Brasil ainda sejam raros, na Inglaterra eles são muito comuns.

Fonte: tudosobrecachorros

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Artigos relacionados

Geral

Dezembro verde

Dezembro Verde é uma campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios no mês de dezembro. Tem o foco de combater o abandono e os maus-tratos

Leia mais »

Por favor, digite sua senha:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.