
Cuidados que devem ser tidos com filhotes
Ao contrário do que possa parecer, filhotes não são adultos pequenos. Seus cuidados são muito específicos e exigem um trato especial.
Neste serviço informamos os proprietários de animais bébés quais os cuidados a ter, de forma a se evitarem doenças por vezes fatais. Na prática veterinária, cuidados pediátricos com os cães e gatos ocorrem do nascimento até os 6 meses de idade. Deve ser realizado um exame físico completo, verificando-se condições mentais, postura, locomoção e respiração. Um neonato saudável é firme, rechonchudo e vigoroso. O choro ocorre em resposta a dores, frio, falhas na amamentação, ou pouco contato com a mãe.
As exigências nutricionais, a alimentação e os cuidados com cães e gatos durante a fase pediátrica são substancialmente diferentes durante seus vários estágios de crescimento. Uma nutrição adequada consiste na suplementação de todos os nutrientes em quantidades e em proporções adequadas. A fase de crescimento é um período fundamental na vida de filhotes de cães e gatos, a qual envolve a interação de hereditariedade, regulação hormonal, ganho de peso e nutrição apropriada. Os filhotes de cão e de gato deixarão de atingir o tamanho determinado, a menos que consumam alimentos suficientes e de qualidade adequada. As desordens relacionadas à utrição ocorrerão com freqüência se forem administradas, durante o crescimento, rações comerciais de baixa qualidade, não balanceadas ou rações caseiras com poucos itens alimentares.
Pediatria Veterinária
Representa o estudo das circunstâncias de um filhote desde seu nascimento até a puberdade. A neonatologia e pediatria canina e felina requerem do médico veterinário cuidados especiais durante as fases de seu desenvolvimento, verificando o tamanho da ninhada, idade, condição corporal, alimentação, tamanho e aparência do filhote em relação à ninhada, local onde fica, freqüência da alimentação, acesso às mamas e atitude do filhote e da ninhada. A pediatria veterinária deve incluir os aspectos fisiológicos do crescimento e os patológicos das doenças e também o estudo das necessidades ambientais do desenvolvimento psíquico e da evolução da conduta do cão e do gato.
serviços pediátricos
-
Consulta
Avaliação do filhote, pesagem, exame físico completo .
-
Vernifugação
Os filhotes devem ser vermifugados com 2-3 semanas de vida a critério do médico veterinário.
-
Vacinas
A primeira vacina, normalmente ocorre às 6 semanas de vida (45 dias)
-
Nutrição
Orientação alimentação deve ser utilizada a partir do desmame e posteriormente.
-
Retornos
Consultas para acompanhamento do quadro de desenvolvimento do filhote.
-
Encaminhamento
Caso seja necessário a consulta com algum especialista veterinário.
Prevenção
Traga ao Hospital Veterinário São Pedro seu filhote para que façamos um acompanhamento completo dos seus 6 primeiro meses de vida, isso permitirá prevenir futuras patologias e ajudará no desenvolvimento saudável do animal. Agende uma consulta agora!



