Identifique sinais de gravidez na cadela

As cadelas podem engravidar quando ficam com o cio, o que acontece aproximadamente a cada oito meses. Este período fértil dura até três semanas.

Sinais de gravidez em cadelas Hospital Veterinário São Pedro

Durante este período, a sua cadela pode também envolver-se em brigas com machos, caso ainda não se sinta preparada para acasalar. Passear sempre com uma correia, durante o cio, pode ajudar a evitar que se meta em lutas, bem como, caso não deseje que algum macho acasale com ela, evitar os seus avanços apaixonados.

Como uma gestação pode ser dispendiosa e emocional tanto para o tutor como para a sua cadela, a reprodução deve ser realizada por especialistas. Se deseja evitar que a sua cadela engravide, pode considerar a castração.

A gravidez no cão dura entre 61 e 65 dias, mas pode não haver diferenças físicas evidentes no seu corpo, até a sua cadela estar quase no final da gestação. Não existem testes de gravidez para cadelas, que possam ser feitos em casa. Por isso, como consegue responder à questão “a minha cadela está grávida”?

Há vários sinais a que deve estar atento, que sugerem que há novos filhotes a caminho.

Hospital Veterinário São Pedro gestação cadelas2

 

Dúvidas se sua cadela está grávida? Agende uma consulta veterinária: (11) 2345-5860 - (11) 2345-7171 ou whatsapp logo 1 (11) 99482-3000

Como saber se uma cadela está grávida?

  • Uma ligeira perda de muco pode ocorrer, cerca de um mês após o acasalamento.
  • As maminhas dela podem ficar mais proeminentes em cor e tamanho, cerca de 30 dias após o acasalamento, e poderão produzir um fluido semitransparente.
  • Semelhante ao enjoo matinal nos humanos, a sua cadela poderá vomitar, nas fases iniciais da gravidez. Se os vómitos persistirem, ou tiver alguma preocupação, contacte o seu médico veterinário.
  • Começará a ganhar peso, a partir dos 35 dias de gestação, aumentando gradualmente até 50% acima do seu peso normal.
  • Deverá notar a barriga inchada, a partir do 40º dia, apesar de numa primeira gravidez ou quando as ninhadas são pequenas, possa ser pouco visível.
  • Ela pode parecer mais calma do que o habitual ou poderá perder o apetite. Estes sinais podem também indicar um problema, pelo que deve falar com o seu médico veterinário, caso esteja preocupado.
  • O apetite da sua cadela gestante poderá aumentar na segunda metade da gravidez, pelo que deverá estar preparado para ajustar a sua alimentação em conformidade.
  • O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez ou com um “teste de gravidez para cão”, que mede os níveis de hormonas a partir dos 21-25 dias de gestação, ou por ecografia a partir dos dias 20-22.
  • A partir do 30º dia, o seu médico veterinário poderá efetuar um exame físico para contar quantos cachorros terá a ninhada. Esta contagem pode não ser sempre exata, pelo que deve saber que poderá ter mais cachorros a caminho, do que aquilo que pensa!

 Fonte: Purina

Também pode interessar:

Sindrome do cão nadador

5 Vantagens de fazer a castração do seu pet

10 Curiosidades sobre gatos

Devo colocar o ventilador para meu cachorro?

Cuidados com cães no verão

Hiperadrenocorticismo em PET’s ou Síndrome de Cushing

Doença degenerativa Valvar Mitral

Pets com catarata. O que você deve saber

Ceratite Pigmentar

Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC) - Alzheimer Canino

Como cuidar do pet após uma cirurgia ortoédica

Problemas cardíacos nos pets, podem ser evitados?

 Curta nossa página no Facebook: Hovet Sao Pedro Facebook e siga-nos no Instagram instagram