Devo colocar o ventilador para meu cachorro?

Existem muitas dúvidas sobre se é permitido colocar um ventilador para o cachorro quando faz muito calor. Você quer saber a resposta? É verdade que o ar direto em cima deles tende a incomodá-los, mas eles passam calor como nós.

Mesmo que o pelo dos animais seja um protetor tanto nas altas com nas baixas temperaturas, isso não significa que eles não as sofram. Além disso, como a pele deles não transpira, é muito mais provável que sofram um choque térmico ou desidratação.

Portanto, se o seu cão não se incomoda com o ar direto que dá o ventilador, não há nenhum problema em você colocar um perto dele. Além disso, o mais provável é que ele agradeça muito.

Hovet São Pedro calor cães e ventilador

Insolação

Com as altas temperaturas você também deve cuidar que ele não sofra uma insolação. E a primeira coisa é evitar determinadas situações:

Não deixe ele sozinho no carro: tem muitas pessoas que vão às compras no supermercado, levam seu cachorro e o deixam trancado no carro, com as janelas fechadas ou com os vidros um pouco abertos. Não adianta, fechado ou aberto, o efeito é o mesmo: efeito estufa! Sim, o carro vai ficar muito quente e seu cão pode até morrer se você demorar muito. A melhor coisa é evitar esta situação deixando o seguro em casa.

Hovet São Pedro cães presos dentro dos carros insolação1

Não o leve a passear nas horas em que o sol está muito quente: Este é outro fator que pode causar insolação no seu pet. É verdade que o seu cão deve sair três vezes por dia, mas essas rotinas devem mudar durante o verão.

Hovet São Pedro Levar o cachorro para passear no calor pode causar insolação

Não o deixe amarrado ao sol. Também há aquelas pessoas que deixam o cachorro na porta do supermercado em pleno sol, ou aqueles que querem que seu cachorro vivam num quintal ou varanda onde não tem sombra. É questão de bom senso.

Hovet São Pedro não deixe seu cão amarrado no sol insolação

Além disso, leve em consideração o seguinte:

Obesidade: se seu animal de estimação estiver com excesso de peso, será mais propenso a insolação e pode até custar sua vida. Cuide da alimentação do seu animalzinho para evitar esse problema.

Considere a raça: existem cães de raças específicas que são mais propensos a sofrer com as altas temperaturas. Também cachorros idosos e os filhotes são mais delicados.

Sim ao ar condicionado: o ar condicionado também é bom para os cães, por isso, se você tem em casa, não tenha medo de usá-lo.

Sim para o ventilador: como dissemos acima, tudo dependerá de como o animal reage. Alguns se assustam, outros odeiam receber ar direto em cima deles e alguns se divertem. Ninguém melhor do que você para conhecer os gosto do seu animal de estimação, com certeza saberá o que é melhor para ele.

 

O que fazer diante de um quadro de insolação

Se você perceber que seu cão sofre uma insolação, siga estas dicas:

Gelo: se você tem em mãos ou há um lugar para comprá-lo, não hesite. Coloque gelo na cabeça dele, no pescoço e na barriga. São os três lugares do corpo que mais sofrem com as altas temperaturas.

Água: se não houver gelo, mas você tiver água, despeje-a sobre a cabeça dele e, também, faça com que beba um pouco. Não force, deixe beber tanto quanto puder.

Quando você chegar em casa, um banho frio também ajudará, mesmo que ele tenha se recuperado!

Fonte:msanimales.com

Também pode interessar:

Cuidados com cães no verão

Hiperadrenocorticismo em PET’s ou Síndrome de Cushing

Doença degenerativa Valvar Mitral

Pets com catarata. O que você deve saber

Ceratite Pigmentar

Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC) - Alzheimer Canino

Como cuidar do pet após uma cirurgia ortoédica

Problemas cardíacos nos pets, podem ser evitados?

Os Pets na nossa vida

 Curta nossa página no Facebook: Hovet Sao Pedro Facebook