Cuidados com cães no verão

O verão traz alguns riscos para a saúde dos cães, dentre eles a desidratação, queimaduras na pela e insolação.

Por este motivo é recomendável redobrar o consumos de água em períodos mais quentes. Coloque vasilhas cde água fresca em diversos pontos da casa. Os filhotes se desidratam com maior rapidez, por isso merecem ter atenção especial.

Desidratação

A desidratação pode provocar, além do mal estar, a diarréia, o vômito, coceiras, problemas de pele,  dificuldade de respirar e gastrenterites agudos.  Um cachorro que demonstre quaisquer desses sintomas deve ser encaminhado ao veterinário imediatamente.

Hospital Veterinário São Pedro cuidados no verão1

Insolação

Hovet São Pedro problemas veraão insolaçãoA insolação, também conhecida como heat stroke ou superaquecimento, é um quadro comum após exercício intenso sob o sol ou em casos de cães deixados dentro do carro em dias quentes. Os principais sintomas são:  respiração ofegante, prostração e até mesmo diarréia com sangue e/ ou urina escurecida.

O cão que está com insolação deve ser levado imediatamente ao médico veterinário para receber terapia intensiva. Não é indicado colocar gelo sobro o corpo do cão.  A medida mais adequada é mantê-lo em ambiente refrigerado até que a assistência médica seja providenciada.

As raças mais predispostas são os braquicefálicos (de focinho achatado, como o Bulldogue Inglês, Pug, Boxer) e os cães de pelagem densa (São Bernardo, Bernese Mountain Dog).

Queimaduras

Além do perigo do heat stroke, passeios em horas quentes do dia podem ocasionar queimaduras nos coxins, as “almofadinhas” dos pés. Os coxins são os “sapatos naturais” dos cães e, apesar de resistentes a muitas adversidades, eles estão sujeitos a lesões por altas temperaturas, principalmente se tratando de asfalto quente.

Hovet São Pedro queimaduras de sol em pets

Cães com pelagem branca podem sofrer queimaduras de sol, principalmente nas pontas das orelhas e no focinho. O uso de protetor solar nessas regiões é indicado, já que com a exposição prolongada, o risco de alguns tipos de câncer de pele aumentam nesses animais.

Fonte: linkanimal

Também pode interessar:

Hiperadrenocorticismo em PET’s ou Síndrome de Cushing

Doença degenerativa Valvar Mitral

Pets com catarata. O que você deve saber

Ceratite Pigmentar

Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC) - Alzheimer Canino

Como cuidar do pet após uma cirurgia ortoédica

Problemas cardíacos nos pets, podem ser evitados?

Os Pets na nossa vida

 Curta nossa página no Facebook: Hovet Sao Pedro Facebook