Pediatria


Hovet Sao Pedro Pediatria

Cuidados que devem ser tidos com filhotes

Ao contrário do que possa parecer, filhotes não são adultos pequenos. Seus cuidados são muito específicos e exigem um trato especial.

Neste serviço informamos os proprietários de animais bébés quais os cuidados a ter, de forma a se evitarem doenças por vezes fatais. Na prática veterinária, cuidados pediátricos com os cães e gatos ocorrem do nascimento até os 6 meses de idade. Deve ser realizado um exame físico completo, verificando-se condições mentais, postura, locomoção e respiração. Um neonato saudável é firme, rechonchudo e vigoroso. O choro ocorre em resposta a dores, frio, falhas na amamentação, ou pouco contato com a mãe.

As exigências nutricionais, a alimentação e os cuidados com cães e gatos durante a fase pediátrica são substancialmente diferentes durante seus vários estágios de crescimento. Uma nutrição adequada consiste na suplementação de todos os nutrientes em quantidades e em proporções adequadas. A fase de crescimento é um período fundamental na vida de filhotes de cães e gatos, a qual envolve a interação de hereditariedade, regulação hormonal, ganho de peso e nutrição apropriada. Os filhotes de cão e de gato deixarão de atingir o tamanho determinado, a menos que consumam alimentos suficientes e de qualidade adequada. As desordens relacionadas à utrição ocorrerão com freqüência se forem administradas, durante o crescimento, rações comerciais de baixa qualidade, não balanceadas ou rações caseiras com poucos itens alimentares.

 

Pediatria Veterinária

Representa o estudo das circunstâncias de um filhote desde seu nascimento até a puberdade. A neonatologia e pediatria canina e felina requerem do médico veterinário cuidados especiais durante as fases de seu desenvolvimento, verificando o tamanho da ninhada, idade, condição corporal, alimentação, tamanho e aparência do filhote em relação à ninhada, local onde fica, freqüência da alimentação, acesso às mamas e atitude do filhote e da ninhada. A pediatria veterinária deve incluir os aspectos fisiológicos do crescimento e os patológicos das doenças e também o estudo das necessidades ambientais do desenvolvimento psíquico e da evolução da conduta do cão e do gato.

serviços pediátricos

  • Consulta

    Avaliação do filhote, pesagem, exame físico completo .

  • Vernifugação

    Os filhotes devem ser vermifugados com 2-3 semanas de vida a critério do médico veterinário.

  • Vacinas

    A primeira vacina, normalmente ocorre às 6 semanas de vida (45 dias)

  • Nutrição

    Orientação alimentação deve ser utilizada a partir do desmame e posteriormente. 

  • Retornos

    Consultas para acompanhamento do quadro de desenvolvimento do filhote.

  • Encaminhamento

    Caso seja necessário a consulta com algum especialista veterinário.

Prevenção

Traga ao Hospital Veterinário São Pedro seu filhote para que façamos um acompanhamento completo dos seus 6 primeiro meses de vida, isso permitirá prevenir futuras patologias e ajudará no desenvolvimento saudável do animal. Agende uma consulta agora!

Hovet Sao Pedro Pediatria1
Hovet Sao Pedro Pediatria4
Hovet Sao Pedro Pediatria2
Hovet Sao Pedro Pediatria3