Endocrinologia


Hovet Sao Pedro endocrino

Problemas endócrinos em animais de estimação

Nos cães a Diabetes Mellitus, o Hiperadrenocorticismo e o Hipotiroidismo são as doenças mais frequentes. As duas primeiras aparecem em animais mais velhos onde um dos sinais mais frequentes é um consumo de água superior a 100 ml/ Kg.

O Hipotiroidismo aparece tipicamente em cães adultos jovens (3 a 5 anos em média). Nesta doença os sinais são inespecíficos; Mas um aumento de peso e apetite, uma sonolência ou diminuição de actividade, problemas de pele e/ ou infecções recorrentes podem ser indicadores suspeitos.

Nos gatos, o Hipertiroidismo a Diabetes Mellitus dominam como as endocrinopatias mais frequentes. O Hipertiroidismo é uma doença de gatos com mais idade (Séniores), podendo manifestar-se por um aumento de actividade, produção de fezes (muitas vezes com odor mais intenso), perda de peso e alterações de comportamento, são dos sinais mais frequentes e devem ser motivo de consulta.

A Diabetes Mellitus tem maior incidência em machos castrados, adultos, muitas vezes com excesso de peso. Um dos sinais é o aumento do consumo de água mas poderá não ser tão perceptível como nos cães. O que acontece nestes gatos invariavelmente é a perda de peso mesmo mantendo o apetite.
Embora as endocrinopatias de uma forma geral não sejam urgências, se não forem diagnosticadas de uma forma precoce podem arrastar consigo complicações graves e muitas vezes irreversíveis.

 

Endocrinologia Veterinária

É a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios). As doenças mais comuns são: diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipertireoidismo, hipoadrenocorticismo e hiperadrenocorticismo.

 

Serviços Endócrinos

  • Consulta

    Avaliação completo para o diagnóstico e possíveis tratamentos.

  •  ,
    Exames laboratoriais

    Para determinar possíveis alterações no metabolismo do animal.

  • Dosagens Hormonais

    Dependendo do diagnóstico serão prescritos tratamentos hormonais.

  • Testes Funcionais

    Ut tincidunt vel nunc hendrerit in pharetra in odio est tristique sed eget justo sagittis.

  • Avaliações Periódicas

    O tratamento deve ser acompanhado pelo veterinário para determinar sua evolução

  • Terapias

    O veterinário pode encaminhar o animal para diferentes terapias que ajudam a equilibrar os hormônios.

Atenção aos sintomas

O consumo de água excessivo, perda de peso, alteracões de apetite, problemas de pele, alteracões reprodutivas, neurológicas ou maior susceptibilidade a outra doenças nomeadamente infecções. No Hospital Veterinário São Pedro focamos na prevenção, diagnóstico e reabilitação da saúde do seu pet. Marque um consulta.

Hovet Sao Pedro endocrino1
Hovet Sao Pedro endocrino2
Hovet Sao Pedro endocrino3
Hovet Sao Pedro endocrino4