Dicas para superar a morte de seu pet

Os animais de estimação partilham a nossa vida durante anos. Contamos com eles para apoio, pois não criticam nem julgam; para aliviar o stress, pois estão sempre prontos para a brincadeira; e não há nada melhor do que um afago, depois de um dia que não correu tão bem.É por estas razões que os humanos se apegam aos animais, criando laços profundos de companheirismo.

1 – Considere seus próprios sentimentos

Não é preciso ter vergonha de admitir a dor e o sofrimento pela perda de um animal de estimação. Reconhecer que não está tudo bem se mostra importante para compreender as manifestações do luto, tais como choro, tristeza, raiva, irritabilidade e falta de apetite.

2 – Recorra à sua rede de apoio

Converse com amigos e familiares, pessoalmente ou pelas redes sociais. Compartilhar o sofrimento é importante no período de luto, pois guardá-lo pode transformá-lo em angustia. Adeptos de alguma religião também pode recorrer à ajuda espiritual.

3 – Respeite o momento de se desfazer dos pertences do pet

Não há uma regra sobre a hora certa de se desfazer de roupinhas, caminhas e brinquedos. Cada pessoa tem seu tempo. Fazer doações desses pertences a uma ONG de proteção animal é uma alternativa. Quem quiser guardá-los, pode fazer uma caixa de lembranças com os principais objetos.

4 – Informe-se sobre o luto

Leia livros e assista a filmes sobre o tema. Quando a pessoa entende melhor o significado do luto, ela se reconhece na situação e valida o próprio momento, encarando-o de maneira mais natural e serena.

Dúvidas:

Quando buscar ajuda psicológica?

Quando apresentar dificuldades de expressar a dor, lidar com sentimentos ambivalentes e aceitar a nova realidade.

Devo contar sobre a morte para a criança?

Sim, o mais brevemente possível. Também esteja disponível para responder suas perguntas. Dessa forma, a família mostra que é possível lidar com o falecimento do pet e que a criança não está sozinha em sua dor.

 

Fonte: http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2015/03/morte-pet-cachorro-gato-superar/

Serviços

  • Limpeza de Tártaro em Cães e Gatos

    O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, nada mais é do que o acúmulo de placas dentárias, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que ocasionam gengivite.

  • Vacinação

    A importância de vacinar o seu animal de estimação

  • Serviços Fúnebres

    Os Animais são um elemento da nossa Família.

  • Ambulatório

    Quando o seu pet chega ao nosso hospital, ele passa pelo nosso Ambulatório onde é realizada uma consulta prévia para determinar o diagnóstico, tratamento ou encaminhamento. 

  • Banho & Tosa

     

    Banho, escovação e tosa obedecem aos critérios de cada raça ou necessidades especiais sob estrito controle de higiene, utilizando materiais e toalhas esterilizados.

Curta nossa Página no Facebook